fbpx

SINPOFESC E SR TRAÇAM ESTRATÉGIAS PARA PROTEGER POLICIAIS FEDERAIS DA COVID-19

0

Diante do aumento significativo de casos de Covid-19 em Santa Catarina, o Sinpofesc enviou ofício (leia o ofício clicando aqui) à Superintendência Regional da Polícia Federal no estado com questionamentos acerca dos protocolos de trabalho dos servidores, sobretudo em missões e deslocamentos em equipe. Após o envio do documento, a diretoria executiva do sindicato foi convidada pelo superintendente regional, Ricado Cubas César, e pelo Delegado Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Gustavo Emílio Trevisan Mochi, para debaterem o assunto em reunião, na sede da superintendência.

O encontro, realizado nesta segunda-feira (03/08) também contou com a presença do Diretor Jurídico do sindicato, o EPF Jorge Pinheiro. Segundo a presidente do Sinpofesc, Karin Peiter, a SR já adotou alguns procedimentos para garantir uma rotina de trabalho mais segura aos policiais e o debate foi bastante produtivo.

Entre as medidas que estão sendo colocadas em prática estão a disponibilização de EPIs — como luvas, máscaras e propés descartáveis e álcool gel —; a limitação do número de colegas na mesma viatura a três; levantamento de acomodações individuais e acessíveis para as missões fora do município de residência; e a ampliação do tempo de deslocamento, para que nenhuma das medidas de segurança seja negligenciada por pressa.

“O superintendente pontuou que também está preocupado e tem feito tudo que está ao alcance dele para preservar nossos colegas. E, de fato, os pedidos de afastamento dos colegas têm sido atendidos rapidamente. Ainda assim, estamos monitorando a metodologia para aprimorá-la, no que for possível”, pontua a presidente.

Uma das sugestões enviadas pelo sindicato, acatada pela superintendência, foi a medição de temperatura na ida e no retorno das missões. Além disso, ao final de cada diligência o policial terá um tempo de afastamento, para que possa observar qualquer alteração de saúde em casa.

“São medidas que consideramos indispensáveis para mitigar os riscos aos quais os policiais estão sujeitos, uma vez que desempenham um trabalho essencial, que não pode parar em virtude da pandemia. Entendemos o direito constitucional da sociedade à segurança, mas precisamos preservar a saúde e a vida dos nossos colegas e de seus familiares”, defende Karin.

A presidente destaca que o sindicato está à disposição dos policiais federais que tenham dúvida ou dificuldade de acesso aos protocolos de controle da Covid-19 na Polícia Federal.

“Inclusive, aumentamos nossos canais de comunicação com os sindicalizados nesse período de pandemia. Além do site, estamos no Whatsapp, Instagram, Twitter, Facebook, por telefone, e-mail ou pessoalmente, na sede. Dúvidas podem ser esclarecidas em qualquer um desses canais”, acrescenta a porta-voz.

Sobreaviso regionalizado

A diretoria executiva do Sinpofesc aproveitou o encontro para reforçar a insatisfação dos policiais federais do estado com a recente adoção do sobreaviso regionalizado. Essa demanda já havia sido apresentada anteriormente pelo sindicato, mas a gestão ainda não havia se posicionado. “A superintendência não pensa em suspender neste momento o modelo de sobreaviso regionalizado adotado.

Solicitamos, então, que o modelo em vigor seja aperfeiçoado, com a sugestão dos colegas”, explica Karin.

Dessa forma, colegas que tenham sugestões podem entrar em contato com a chefia imediata e repassá-las. O Sindicato também pode ser informado, para acompanhar a demanda.  “Nos comprometemos a acompanhar os ajustes do sistema no próximo mês e a construção de um modelo democrático e efetivo”, conclui.

Compartilhar.

Deixe uma resposta