fbpx

EPAS NA COPA

0

20Agentes Federais marcaram bonito na segurança da Copa em Natal

Ao todo, cerca de 90 policiais garantiram a proteção às autoridades e seleções estrangeiras

Os agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal do Rio Grande do Norte participaram ativamente do processo de segurança esquematizado para o período dos jogos da Copa do Mundo 2014 ocorridos em Natal. Com diversidade nas áreas de atuação da Polícia Federal foram desenvolvidos trabalhos desde o cadastramento biométrico, segurança de delegações esportivas e dignitários, segurança aeroportuária a grupo de pronta intervenção.

Os papiloscopistas iniciaram as atividades no mês de abril com a coleta de dados dos candidatos a trabalharem na segurança durante os jogos em Natal. Responsáveis pelo cadastramento biométrico de todos os seguranças privados com intenções de atuar como steward durante os jogos na Arena das Dunas, o processo para viabilizar tal vaga permitiu a emissão de alguns laudos aos quais se atestaram a utilização de nomes falsos e, em outros casos, a existência de mandados de prisão em aberto contra alguns candidatos. A coleta era feita e enviada a Brasília, onde era possível processar e triar os dados dos inscritos.

Em parceria com a Delegacia de Segurança Privada (DELESP), os papiloscopistas atuaram na autenticação biométrica dos seguranças privados designados a operar no estádio Arena das Dunas através de suas impressões digitais, sendo esta, uma medida preventiva a ilegalidades, uma vez que feito a autenticação, se tornava possível verificar o banco de dados com informações de antecedentes criminais, também armazenadas no Sistema Automatizado de Impressões Digitais (AFIS) do Departamento de Polícia Federal.

Durante os jogos sediados na capital, oito equipes de segurança, totalizando 90 agentes federais, foram destinados a fazer parte da proteção de oito delegações (México, Camarões, Gana, Estados Unidos, Japão, Grécia, Itália e Uruguai) e sete dignitários, a Princesa do Japão, Takamado, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o vice-presidente de Gana, Kwesi Amissah-Arthur, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e, também, do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Segundo o coordenador dos agentes federais, Henrique Hélio, houve um excelente planejamento de segurança junto a sua equipe. “Tudo transcorreu de forma normal e não há registro de nenhuma ocorrência indevida”, explica o coordenador.

Já com relação a grande movimentação das delegações e torcedores na Base Aérea localizada em Parnamirim (antigo aeroporto Augusto Severo) e no novo aeroporto Aluízio Alves, foi montado um esquema de segurança com equipes preparadas para as ocasiões. No aeroporto Aluízio Alves, 55 agentes federais foram incumbidos de cuidar da segurança, diariamente, incluindo preparação para atividades antiterrorismo. Para a Base Aérea outro grupo foi destinado a atuar junto a Base. O APF Rildo Tarquínio, coordenador do projeto de segurança aeroportuária, afirma que o aeroporto Aluízio Alves funcionou, desde o momento de sua inauguração, com todo o aparato montado sob a contínua vigilância da equipe dos agentes federais.

Além desses, o grupo de pronta intervenção, também formado por Agentes Federais do Estado, estiveram em todos os turnos disponíveis a atuar em casos de emergência na cidade.

Fonte: O Jornal de Hoje

Compartilhar.

Comentários estão fechados.