fbpx

DIA AGITADO EM CHAPECÓ

0

PF01No dia 25/02, foram realizadas as seguintes atividades:

Durante a manhã os sindicalizados participaram de um ato público promovido pela Associação Comercial e Industrial, Clube de Diretores Lojistas e Sindicato do Comércio de Chapecó em prol da segurança pública. A presença dos policiais, que usavam camisetas com os dizeres S.O.S. Polícia Federal e portavam faixas que pediam apoio para a realização de reformas profundas no modelo de segurança pública e também à PEC 51 chamou a atenção das mais de duas mil pessoas que participaram do evento, que teve ampla cobertura da imprensa local. Durante as manifestações da organização do ato público foi lida a seguinte nota:

“Os agentes federais estão presentes nesta manifestação para denunciar à sociedade que a falta de segurança pública chegou a esse ponto em razão de um modelo de polícia ultrapassado e ineficiente.

A segurança pública precisa urgentemente de uma polícia que traga melhores resultados no combate à criminalidade e à violência.
Estes policiais conclamam a sociedade a conhecer a PEC 51, que reforma as polícias brasileiras, aproximando-as do modelo das polícias mais modernas do mundo.

Segundo os policiais federais, a PEC 51 é a oportunidade de revolucionar a segurança pública, com policiais mais motivados, com a polícia mais perto da população e com investigações mais ágeis e menos burocráticas”.

Durante a tarde os policiais federais participaram de uma sessão da Câmara Municipal de Chapecó onde, por mais de duas horas, tiveram a oportunidade de expor os problemas vividos pela Polícia Federal e responder às perguntas dos vereadores. Os assuntos abordados foram reestruturação da carreira, PEC 51, congelamento salarial, altos índices de depressão e sucateamento da instituição. O autor do requerimento que resultou na presença dos policiais federais na Câmara de Chapecó foi o vereador Neuri Mantelli, do PRB, a quem foi encaminhado pedido de esforços para a reversão da decisão do diretório nacional do PRB em retirar o apoio à candidatura do Deputado Otoniel Lima. Ao final da sessão, os vereadores aprovaram moção de apoio à PEC 51 e à luta dos policiais federais. A referida moção será encaminhada ao Congresso Nacional e às lideranças políticas do oeste de Santa Catarina. Além disso, o Presidente da CÂmara comprometeu-se a levar o tema da PEC 51 à ACAMOSC- Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina e à UVESC – União dos Vereadores de Santa Catarina. A sessão teve cobertura dos Jornais Folha de Chapecó, Diário do Iguaçu e Sul Brasil.

No dia 26/02, as atividades foram as seguinte:

Durante a manhã, o nosso movimento teve cobertura da RBS (globo) e TV Sul Brasil. Durante a tarde, participamos de uma reunião com o Procurador da República em Chapecó, Renato de Rezende Gomes. Levamos ao seu conhecimento a situação de desmantelamento da nossa análise, uma vez que nos negamos a realizar o trabalho do delegados. O Procurador disse saber da situação e disse também ter conhecimento sobre quem realmente tocava as operações. Manifestou apoio às nossas reivindicações e se comprometeu em publicar uma nota na imprensa reconhecendo a importância de nosso trabalho nas investigações e a necessidade de reconhecimento de nossas atribuições em lei, com consequente reestruturação de nossas carreiras. Também manifestou-se favoravelmente à carreira única. Finalmente, nos revelou um dado alarmante: apenas 20% da denúncias apresentadas pelo MPF em Chapecó são originadas em inquéritos da Polícia Federal. 80% das denúncias baseiam-se em procedimentos enviados diretamente pela RFB, Ibama e INSS. Disse ainda que tem se valido dos trabalhos da Polícia Ambiental para as investigações da crimes ambientais, pois sabe que na PF tudo acaba em papel.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.