fbpx

AGE DELIBERA PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL DA CARREIRA

0

A Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quinta-feira (28/12), após convocação de urgência do Sindicato dos Policiais Federais de Santa Catarina (Sinpofesc), decidiu pela aprovação da proposta de reajuste salarial enviada pelo Ministério da Gestão e Inovação na última terça-feira (26/12).

O projeto prevê reajuste linear de cerca de 24% para a classe especial de agentes, escrivães e papiloscopistas, dividido em três anos (2024, 2025 e 2026), e alcança também os aposentados. Os servidores administrativos, contudo, não são contemplados.

Ao todo, a secretaria do Sinpofesc validou 54 votos — 32 deles favoráveis à aprovação e 22 contrários. O resultado reproduz a tendência verificada em enquete realizada pelo sindicato e validada em seguida. Mais de 60% dos filiados também se mostraram a favor da proposta.

Vale destacar que apenas votos que puderam ser conferidos pela secretaria do Sinpofesc foram considerados, tanto na AGE quanto na consulta virtual.

A Fenapef ainda não divulgou a apuração junto aos demais sindicatos. Para que a Federação possa declarar ao governo que a proposta foi aceita pela categoria, esta deve ser aprovada por, no mínimo, 14 estados, em assembleias locais.

Ponderações

Durante a AGE, o presidente Carlos Eduardo Tavares se posicionou contrário à proposta, sobretudo pela exclusão dos servidores administrativos, mas destacou o caráter democrático da Assembleia. O presidente também classificou como proposital o envio do projeto a poucos dias do encerramento do ano e ponderou sobre os prós e contras de sua aprovação.

“Se não aprovarmos essa proposta e outras duas classes aprovarem, correríamos o risco de repetir o tal do erro de 2012, quando rejeitamos os percentuais oferecidos e ficamos muito tempo fora do reajuste. Contudo, ao aceitar a proposta, vamos ficar amarrados por três anos em valores que não atendem as demandas da carreira, sem condições de discutir mais nada”, ponderou Tavares.

Compartilhar.

Deixe uma resposta