O Sinpofesc e o SINPEF/RS promoveram, na última terça-feira (24/6), a palestra “Reforma da Previdência: oportunidades, mudanças e prejuízos para a carreira policial federal”, conduzida pela advogada Patrícia Peres, especialista em Direito Previdenciário.
Durante o encontro, Patrícia apresentou um panorama completo das regras específicas para a aposentadoria de policiais federais, antes e depois da Emenda Constitucional 103/2019, além das normas aplicáveis ao serviço público em geral. A palestra abordou também os efeitos do regime de previdência complementar, implementado em 2012, e como as mudanças impactam diretamente a carreira dos servidores.
A especialista explicou que não existe uma resposta padrão quando o assunto é aposentadoria, reforçando que cada caso deve ser analisado individualmente:
“Não adianta você perguntar teu colega que tomou posse com você no mesmo concurso. Isso não é o suficiente para você se guiar, porque vocês têm históricos de averbações diferentes, composição familiar diferente… Às vezes, um é a única fonte de renda da casa, o outro não. A única coisa que vocês têm em comum, às vezes, é a posse”, destacou Patrícia.
O objetivo da palestra foi trazer clareza e segurança aos policiais federais, oferecendo informações técnicas e atualizadas para que possam tomar decisões conscientes sobre o futuro previdenciário.
O presidente do Sinpofesc, Carlos Eduardo Tavares, explica que a parceria com o SINPEF/RS visa atender uma demanda dos sindicalizados das duas entidades.
“A Reforma da Previdência afetou profundamente a carreira policial. Por isso, é essencial que cada servidor tenha condições de entender o seu próprio caso. Iniciativas como essa ajudam a esclarecer dúvidas e dar mais segurança aos colegas diante de um cenário que ainda gera muita insegurança.”
Quem não pôde acompanhar a transmissão ao vivo, pode assistir à gravação completa da palestra no canal do SINPEF/RS no YouTube:
https://www.youtube.com/live/QcsoakpvdnM?si=NQTnUhkORH1ZiBA1