Dirigentes e parlamentares estiveram com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart
O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, o vice, Luiz Carlos Cavalcante, e o diretor parlamentar, Marcus Firme, estiveram nessa quarta-feira (11) no Ministério da Economia para pedir a retomada das propostas de reestruturação da Carreira Policial Federal. Eles apresentaram ao Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart, um conjunto de propostas, dentre elas, a PEC da Eficiência (PEC 168/2019), do deputado Aluísio Mendes (PSC-MA). Mendes também esteve presente ao encontro, assim como o deputado Ubiratan Sanderson (PSL-RS). Os dois são Policiais Federais e estão entre os principais defensores da categoria no Congresso Nacional.
Eles cobraram do Ministério da Economia a retomada das discussões sobre a nova organização da Polícia Federal, que estão paralisadas desde 2014 e apresentaram outras propostas que interessam à categoria. Também defenderam a porta de entrada única para a categoria e o ciclo completo de polícia.
Wagner Lenhart disse que vai analisar as reivindicações e prometeu responder à Fenapef no início de 2020.
PEC da Eficiência e Lei Orgânica
A PEC da Eficiência (168/2019) propõe a alteração do parágrafo 1º do artigo 144 da Constituição, que trata da organização da Polícia Federal. Ela formaliza as duas maiores reivindicações da categoria: o ciclo completo de atuação policial e o ingresso único.
A PEC, que é uma iniciativa da Fenapef, pretende modernizar a Polícia Federal, equiparando-a às melhores polícias do mundo, com uma estrutura moderna, em que o policial inicia sua carreira pela base e cresce por mérito. “Nosso objetivo é, com a reestruturação, entregar um serviço de maior qualidade para a sociedade, com custo menor, mais efetividade e policiais mais motivados”, explica Boudens.
Para o vice-presidente da federação, Luiz Carlos Cavalcante, é importante destacar que os conceitos propostos são os utilizados pelas polícias mais modernas do mundo já há muito tempo. “Essa PEC dará à Policia Federal uma estrutura de primeiro mundo. Será possível fazer muito mais gastando muito menos”, concluiu.
Fonte: FENAPEF