fbpx

COMISSÃO RESPONSÁVEL POR IMPLEMENTAÇÃO DA DIRETORIA DA MULHER REALIZA SUA 1ª REUNIÃO

0

A primeira reunião da Comissão de Reforma do Estatuto da Fenapef, visando à concretização das atribuições da Diretoria da Mulher, aconteceu na quinta-feira passada (27/5), com a participação de todos os seus membros: a presidente do Sinpofesc, Karin Cristina Peiter, do sindicato de São Paulo, Susanna Do Val Moore, do Paraná, Luciana Brungari, do Rio Grande do Sul, Júlio César Nunes do Santos, além dos diretores da Fenapef, Francisco Lião Neto  e Flávio Werneck. Eles serão os responsáveis por sistematizar as sugestões relacionadas à diretoria. 

Na reunião, o grupo deliberou, por unanimidade, que temas diversos à Diretoria da Mulher não serão objeto de apreciação pela comissão. Além desta deliberação, foram apresentadas propostas e sugestões para a consolidação da referida Diretoria.

Contexto histórico

A Diretoria da Mulher foi aprovada, de forma unânime, em AGE específica do dia 30/03/2021, realizada pelo Conselho Representantes da Fenapef – composto pelos presidentes dos 27 sindicatos estaduais.

Visando a dar seguimento a essa aprovação e continuidade ao projeto, foi constituída uma Comissão por convocação das atuais presidentes mulheres dos sindicatos filiados à Fenapef, como segue: Susanna do Val Moore (SINPF/SP), Karin Cristina Peiter (SINPOFESC), Luciana Alves Brungari (SINPEF/PR) e Cleisi Cristiane Pinheiro Ferreira (SINPEF/PA).

A comissão conta ainda com o presidente do SINPEF/RS, Júlio César Nunes dos Santos, como membro, e com o suporte técnico dos diretores jurídico e de comunicação da FENAPEF, Flávio Werneck Meneguelli e Francisco Lião Carneiro Neto, respectivamente.

Importante destacar que o projeto da Diretoria da Mulher teve início em 2018, a partir da iniciativa das policiais federais Fabíola Simões e Saranita Sabença, tendo sido formalizado o pedido por Bibiana Orsi, então presidente do SINPEF/PR.

A necessidade de criação da Diretoria foi identificada durante as atividades do Grupo de Trabalho das Mulheres Policiais Federais, formado em 2014 pela Fenapef, que, juntamente com as mulheres policiais de outras forças, como da PRF e da Polícia Civil, lutou pela aprovação da LC n° 144/2014, que trouxe a isonomia de tratamento entre as mulheres policiais e as trabalhadoras em geral, que contavam com cinco anos a menos de contribuição em relação aos homens para a aposentadoria.

É de extrema importância a inserção da Diretoria da Mulher na Fenapef como uma frente política que virá para somar com toda a categoria, trazendo mais união nessa junção de forças, ao mesmo tempo com um olhar direcionado sobre as especificidades das policiais federais.

Participação

As mulheres sindicalizadas que desejarem participar das discussões do WhatsApp da Diretoria da Mulher devem enviar mensagem para o contato +55 11 94724-3052.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.