O presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Santa Catarina (Sinpofesc), Carlos Eduardo Tavares, conduziu Assembleia Geral Extraordinária na última segunda-feira (31/7), com intuito de eleger os representantes da entidade no XVIII Congresso Nacional dos Policiais Federais (CONAPEF).
O evento reunirá representantes da Polícia Federal de todo país e ocorrerá entre os dias 4 e 6 de outubro de 2023, no Condomínio Multibrasil Corporate, localizado na nova sede da Polícia Federal, em Brasília/DF.
Nesta edição, o tema central do Conapef é Lei Orgânica da Polícia Federal — incluindo a estruturação da carreira (definição de cargos); vinculações salariais; definição de autoridade policial; prerrogativas e garantias de ativos e aposentados — e, como eixo expositivo, a saúde mental dos servidores. Os debates e deliberações no âmbito do Congresso vão vincular a agenda de trabalho da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e sindicatos nos meses a seguir.
O presidente abriu a AGE esclarecendo que o número de vagas destinadas ao Sinpofesc, proporcionalmente ao de número de filiados, foi igual ao de candidaturas realizadas após a publicação do edital pelo sindicato: cinco. Desse modo, a eleição foi substituída pela apresentação e homologação dos nomes junto à assembleia.
Sem ressalvas, restaram nomeados como representantes do Sinpofesc no Congresso os colegas Antônio José Moreira da Silva, Marcelo Marlon Limas e Joel Moraes Ferreira, para exercerem voz e voto, e Carlos Augusto Chalupe Karkow e Eduardo Amado com direito à voz.
Compromisso com os aposentados
Na AGE, o presidente do Sinpofesc ainda reafirmou o compromisso do sindicato e da Federação com as prerrogativas e direitos dos aposentados. “Nossa responsabilidade é com todos os filiados. Vale frisar que não há nenhuma discussão em andamento sobre a criação de cargo único, tampouco divisão entre servidores da ativa e aposentados, como tem sido falsamente divulgado por alguns grupos”, esclareceu Tavares.