O Sindicato dos Policiais Federais de Santa Catarina manifesta repúdio a recente publicação de autoria da Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), em que a referida entidade se expressa equivocadamente acerca da dinâmica da investigação, atribuindo seus resultados a um único cargo.
Na avaliação do Sinpofesc, a mensagem apenas reforça comportamentos corporativistas e autoritários, que nada agregam ao modelo de segurança pública e ao trabalho da Polícia Federal.
Pelo contrário, acirram, no imaginário dos servidores, competições que não devem existir em um espaço em que a ajuda mútua é fundamental para o êxito de todas as operações.
Acreditamos que episódios como esse demonstram a urgência da regulamentação da Carreira Policial Federal, proposta pela PEC 168/2019.
Além de reconhecer a organização da carreira, a PEC propõe a adoção do Ciclo Completo de Polícia na PF, ferramenta de eficiência adotada em todo o mundo, e que ajuda a compreender como o papel de cada profissional de segurança pública é importante no resultado que chega à sociedade.
O Sinpofesc espera que os dirigentes da ADPF reflitam sobre o posicionamento e se retratem aos colegas policiais federais.
Diretoria Executiva do Sinpofesc